segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sur mes lèvres



Sur Mes Lèvres (Nos Meus Lábios) /2001
Filme de Jacques Audiard

Confesso que o realizador me deu a volta. Fui levado pelos primeiros indícios. Até certa altura acreditei estar perante uma estória de regeneração. Mas nem o ladrão (Vincent Cassel) se regenerou, nem Emmanuelle Devos superou as suas fragilidades. Juntos conseguiram facturar. Ok, um feito. Mas longe do que pensava ser um folhetim romanesco entre "marginalizados". É um filme relativamente cru, como a relação que se estabelece entre ambos, mesmo que só possam contar um com o outro. As qualidades complementam-se, mas, ao que parece, só na sua função utilitária: ele acaba de sair da prisão e ela tem o dom de conseguir ler os lábios. Vale portanto a conjugação de esforços. Ela, contudo, espera mais qualquer coisa da parte dele. Ele parece não estar para aí virado; não é do tipo sentimentalista. A envolvência e a tensão sexual crescentes não convergem - ele é um bruto. Ao contrário de outros filmes do género, em que parece ser esse o seu único fim, não há aqui consumação (quer sexual, quer afectiva) de uma relação. Há adiamento, suspensão emocional, o que me agrada. Não é um grande filme, mas também não o acho tão mau como o pintam.

Sem comentários:

Enviar um comentário