quarta-feira, 6 de maio de 2009

Orwelliana

A peste já anda no ar. No pêlo dos ratos rejubilam as pulgas. Os currais agitam-se. Os porcos são mais espertos do que se pensa; grunham que muitos ainda não leram o 'Animal Farm'.

3 comentários:

  1. e a cobardia nao tem fim...nem a porcaria...

    ResponderEliminar
  2. O texto é mau, reconheço. Mas para minha defesa, se é que tenho, deixa-me só explicitar-te alguns pormenores. A minha intenção era de algum modo criticar o alarido que a comunicação social tem feito em torno da questão da gripe A (gripe suína). Uma questão importante, mas que não se deve dramatizar como fizeram na altura, pois com isso cria-se injustificadamente o pânico.
    Esta gripe nada tem a ver com a peste, lógico. É uma analogia estúpida, mas com isso pretendia potenciar a gravidade do problema, dar a medida de como os media podem amplificar uma mensagem pela repetição exaustiva de um assunto de saúde pública.
    As ignominiosas pulgas surgem aqui pelo facto de poderem funcionar como um importante vector de transmissão da Yersinia pestis (bactéria responsável pela peste).
    Não sei se leste o "Animal Farm", um livro de George Orwell, que em português está traduzido com o título de “O Triunfo dos Porcos”. Numa linha: o livro relata a revolta dos porcos numa quinta governada pelos humanos (e acaba por ser uma crítica aos sistemas totalitários). Quis pegar nesta ideia para sugerir de que a gripe suína possa de algum modo estranho e metafórico representar a vingança dos porcos contra os seres humanos, pela forma como são criados em mega-instalações de empresas que só olham a lucros, bombardeando-os com hormonas e antibióticos. Enfim, quis dizer algumas coisas, mas saiu-me demasiado ambíguo.

    ResponderEliminar